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Fluminense encaminha a contrata��o de Renato Augusto, ex-Corinthians

O meia � o segundo refor�o do Fluminense para 2024, juntamente do zagueiro?? Ant�nio Carlos, do Orlando City, dos Estados Unidos. O Fluminense encaminhou nesta sexta (8) a contrata do meia

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    Foto de uma m�quina de pinball.

    O jogador est� � esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.

    Pinball, flipper,[1]?? fliperama,[2] ou fl�per[3][4] � um jogo eletromec�nico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que?? uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos miss�o no jogo") caiam no espa�o existente na?? parte inferior da �rea de jogo.

    A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela �rea de jogo, aumenta?? a pontua��o do jogador.

    As primeiras m�quinas eram mec�nicas e ao longo das d�cadas foram se sofisticando.

    Na segunda metade dos anos?? 70, incorporaram importantes avan�os, passando a apresentar pain�is de pontua��o digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes?? e maior complexidade de jogo.

    No in�cio dos anos 80, passaram a incorporar fala sint�tica.

    A Taito foi uma not�vel fabricante de?? m�quinas de pinball.

    S�o exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan,?? Vortex, Rally, em meio a tantas outras.

    Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que?? mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.

    Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletr�nicos) eram uma?? coqueluche nos centros das grandes cidades.

    Aos poucos, a reputa��o destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings?? centers e endere�os mais nobres.

    Hoje, no in�cio do S�culo XXI, ainda que com menos glamour, as m�quinas ainda existem e?? t�m seus adeptos, mesmo com a concorr�ncia dos jogos de computador.

    No bairro do Tatuap� em S�o Paulo, na Rua Coelho?? Lisboa, pr�ximo � Pra�a Silvio Romero e Metr� Tatuap�, h� um Fliperama em pleno funcionamento.

    � o famoso h� d�cadas Lords?? Tatuap�.

    Funciona todos os dias de manh� at� � noite.

    Aos S�bados � noite pode-se ver Fam�lias inteiras, v�rias gera��es incluindo as?? meninas que tamb�m curtem Fliperama.

    M�quina de 1750.

    A evolu��o dos jogos outdoor [ editar | editar c�digo-fonte ]

    As origens do pinball?? se misturam com a hist�ria de muitos outros jogos.

    Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em?? ambientes abertos, naturalmente evolu�ram para jogos de bater em bolas com bast�es com o objetivo de lan�a-las contra obst�culos.

    O cr�quete?? e o Shuffleboard s�o exemplos de tais jogos.

    Com o tempo, surgiram vers�es destes jogos que eram praticadas em mesas, como?? o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.

    Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas m�quinas?? de pinball modernas.

    H� registros hist�ricos da exist�ncia de jogos de mesa desde o s�culo XV.

    Ao mesmo tempo que alguns jogos?? transformaram os gols do cr�quete nas ca�apas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminu�ram em tamanho e os buracos?? foram colocados em posi��es estrat�gicas no meio da mesa.

    Na Fran�a, durante o reinado de Lu�s XIV, algu�m criou uma mesa?? de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na?? outra extremidade atirando bolas com um bast�o com o intuito de derrubar os pinos.

    Os pinos levavam muito tempo para serem?? reerguidos ap�s derrubados, portanto, uma evolu��o natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os?? alvos.

    Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais dif�ceis de se alcan�ar.

    Em 1777 houve uma?? festa para o rei e gg poker shop esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irm�o do rei.

    A sensa��o da festa era um?? novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam?? bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.

    O irm�o do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que?? em pouco tempo se difundiu pela Fran�a.

    Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a Am�rica enquanto ajudavam?? a combater os ingleses na Guerra Revolucion�ria Americana.

    O jogo tornou-se t�o popular nos Estados Unidos a ponto de se ver?? a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.

    O nascimento do Pinball [ editar | editar c�digo-fonte?? ]

    Em 1869, um inventor brit�nico chamado Montegue Redgrave veio � Am�rica e construiu mesas de bagatelle em gg poker shop f�brica na?? cidade de Cincinnati, Ohio.

    Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana n�mero 115 357 pelos seus "Aperfei�oamentos em Bagatelle", que substitu�am?? o taco por um lan�ador com mola.

    O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lan�ador, algo que existe?? nas m�quinas de pinball at� hoje.

    Essa inova��o tornou o jogo mais agrad�vel aos jogadores.

    O jogo tamb�m diminuiu de tamanho e?? passou a caber em cima de balc�es de bar.

    As inova��es de Redgrave no design do jogo s�o reconhecidas como o?? nascimento do pinball em gg poker shop forma moderna.

    A depress�o econ�mica [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Em 1930, estavam sendo fabricadas vers�es?? de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".

    A mesa ficava debaixo de um vidro e?? usava o lan�ador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.

    Em 1931, "Baffle Ball" de David?? Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.

    Vendido pelo pre�o de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao?? jogador 5 bolas por 1 centavo de d�lar.

    O jogo conquistou um p�blico sedento por divers�o barata em uma �poca de?? depress�o econ�mica.

    A maioria das farm�cias e tavernas nos Estados Unidos possu�a m�quinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o?? retorno financeiro para pagar o pre�o da m�quina em quest�o de apenas alguns dias de divers�o de seus clientes.

    Baffle Ball?? vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de m�quinas de pinball.

    Em 1932, Ray?? Moloney, distribuidor da Gottlieb, come�ou a achar dif�cil conseguir mais vendas de Baffle Ball.

    Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para?? produzir um jogo com seu pr�prio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da �poca.

    O jogo tamb�m foi um?? grande sucesso.

    Com gg poker shop mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.

    000 unidades em 7?? meses.

    Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.

    Estas primeiras m�quinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples?? e desenhadas para caber no topo de um balc�o.

    Nos anos 30 viram muitas inova��es no design do pinball com a?? introdu��o da eletricidade.

    Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Calif�rnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".

    A m�quina tinha?? um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.

    Outro solenoide tocava um sino.

    O?? designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 gg poker shop pr�pria companhia, a Williams.

    Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades?? similares.

    Luzes el�tricas logo se tornaram um padr�o para todas as m�quinas de pinball subsequentes, com a inten��o de atrair a?? aten��o das pessoas para as mesas.

    Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando m�quinas de pinball, a maioria delas?? na cidade de Chicago, Illinois.

    Chicago foi o centro de fabrica��o de pinballs desde ent�o.

    A competi��o entre as companhias era brutal,?? entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por?? fichas se voltaram para a produ��o de equipamento de guerra numa atitude de refor�o aos EUA.

    Algumas companhias como a Williams?? compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.

    Ao fim da guerra, uma gera��o de norte americanos procurava por divers�o?? em bares e cervejarias.

    O pinball viveu outra era de ouro.

    Surgiram inova��es como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos,?? conhecidos como "replays".

    A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lan�ada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador?? adicionando um fator de habilidade ao pinball.

    Esta grande inova��o foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que tamb�m?? recebe os cr�ditos pela introdu��o do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963),?? conceitos que s�o considerados fundamentais no pinball.

    Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importa��o direta por um empres�rio?? do setor hoteleiro de Po�os de Caldas, MG, em 1940.

    Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a?? opera��o destas m�quinas de divers�es provavelmente por confund�-las com as m�quinas de jogos de azar, como ca�a-n�queis.

    Em 1969 empres�rios de?? S�o Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importa��o de pinballs usados dos Estados Unidos de forma?? independente e capilar.

    Em 1970, observando que seria um �timo neg�cio, o argentino Tadeo Roman vendeu a gg poker shop participa��o em um?? hotel e criou uma pequena f�brica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente pr�xima � regi�o da rua Santa Efig�nia, centro?? antigo de S�o Paulo.

    Provavelmente as m�quinas chegavam no Brasil por meio de importa��o direta ou eram montadas no Brasil (regime?? conhecido como CKD).

    Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando m�quinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente?? instalando numa enorme f�brica no bairro de Santo Amaro, em S�o Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.

    O elevado custo?? de importa��o por ser classificado como um produto sup�rfluo tornou economicamente invi�vel a importa��o de m�quinas e leva a Taito?? a produzir m�quinas no Brasil mudando o foco do neg�cio da empresa que globalmente se concentrava em opera��o de lojas?? de divers�es eletr�nicas.

    Seu primeiro projeto foi um pinball eletr�nico que usava tecnologia TTL, isto �, embora digital, n�o utilizava microprocessador,?? fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.

    Este sistema apresentou v�rios inconvenientes t�cnicos (dificuldade de manuten��o em campo, dificuldade de treinar?? uma rede enorme de equipes de manuten��o e - o pior problema - centelhas el�tricas fortes pr�ximas � porta da?? m�quina faziam a m�quina conceder cr�ditos, o que representava uma violenta perda de arrecada��o).

    No final dos anos 70 um novo?? projeto desenvolvido no Brasil e, j� sob a lei de reserva de mercado, colocou as m�quinas da Taito no mesmo?? n�vel dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.

    Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e?? apresentava v�rios recursos e facilidades muito avan�adas para a �poca, como levantamento estat�stico de dados (tempo m�dio de jogo, tempo?? total de horas que a m�quina est� ligada, quantas vezes a m�quina foi desligada etc.

    ) At� o final das atividades?? da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas �ltimas?? m�quinas da linha de produ��o, provavelmente para testes em campo.

    Os avan�os principais na parte eletr�nica praticamente se concentraram na placa?? de som, que no in�cio sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz?? Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.

    Externamente a Taito basicamente reproduzia as m�quinas norte-americanas de sucesso, principalmente?? da Willians e da Bally.

    A LTD, sediada em Campinas, SP, tamb�m produzia principalmente r�plicas das m�quinas americanas Williams, Bally e?? Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletr�nica tamb�m era pr�prio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas?? primeiras m�quinas (por exemplo: Space Poker, c�pia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas �ltimas m�quinas, de meados dos?? anos 80 (exemplo Pec Man, c�pia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, c�pia da Gottlieb Haunted House).

    O curioso �?? que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram c�pias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a?? cl�ssica Bally Xenon, que serviu de inspira��o para a Taito Zarza e tamb�m para a LTD Zephy.

    Nos anos 80 surgiram?? mais tr�s f�bricas com uma produ��o consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).

    Refer�ncias

    Nitrini, D�cio (10 de julho?? de 1977).

    �Fliperama apossa-se do mercado de lazer�.S�o Paulo.O Estado de S.Paulo.37 p�ginas

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