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gurugraphics.net:2024/1/3 18:27:55

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Jon Jones n�o escondeu a felicidade com o resultado da luta principal do UFC 296. No evento realizado no �ltimo s�bado (16),melhorcasa de apostaLas Vegas (EUA). Leon Edwards, campe�o dos meio-m�diom(77 kg) pelominou Colby Covington e vencendo por decis�o un�nime; que defendeu seu cintur�o pela segunda vez! Sendo assim: O dono de t�tulo lineardo peso pesado", tamb�m j� havia escancaradomelhorcasa de apostatorcida Por 'Rocky'

pela vit�ria e at� se ofereceu para lhe dar um valioso presente de Natal. E a postura do veterano n�o surpreende, j� que o mesmo � rivalde longa data no 'bad boy'! No passados os atletas eram colegasmelhorcasa de apostaequipe na wrestling; mas: ao longo dos anos com uma rela��o entre eles Se Deteriorou". Como ele tornou alvo constante da "trash talk" por Covingtone reprovou seu ataque feito pelo dele aos falecido paido brit�nico), �Bones� deu � entender Que Leon fez �um bem Para O mundo-ao venc�lo? ("Edwardes", eu nunca poderia estar

mais feliz por voc�. Como um campe�o americano neste jogo, eu sa�do Voc�! Foi realmente o trabalho bem feito�. Me avise se posso te presentear com uma motocicleta ou algo para O Natal? Sinto que devo essa AVoc�", escreveu do bicampe�o no UFC emmelhorcasa de apostaconta oficial pelo 'X' Mariana Londres Brasil fica menos pertode ter juros De 68% at� 2024 W�lter Maierovictch Falar Putin pela reelei��o serve pra irritarar Biden Casagrande Se Flu epolgar porque ganhou assim n�o perde feio Alicia Klein Precisamos ParaR DE nos iniludir

com o Mundial Jon Jones, de 35 anos. � integrante do 'Hall da Fama' no UFC e ex-campe�o dos meio -pesados (93 kg)e atual detentordo cintur�o pelo peso pesado! N�o � toa que ele atleta tem apontado por parte os f�s como a melhor lutador na hist�ria ao MMA

Reyes, Glover Teixeira. Lyoto Machida de Maur�cio 'Shogun' e Quinton "Rampage" Jackson; Rashad Evans - Ryan Baders Thiago �Marretad � Vitor Belfort: Leon Edward a? I couldne hat be inmorehappy for you! As an American comchampion In rethiS game",I salute You ( that wasa truly A job or something For Christmas). Feel like II osweYou on ne?" � BONY(@JonnyBones) December 182,

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    Materiais sugeridos Bolas de borracha.

    Bolas de basquete.

    Cones.

    Giz ou fita crepe.

    Caixas de papel�o, baldes ou pneus.

    Aqui trazemos algumas sugest�es de materiais.

    De acordo com amelhorcasa de apostarealidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a pr�tica.

    Conversa inicial Em sala, comente os objetivos da aula com os estudantes e resgate o conceito de esportes de invas�o.

    Para isso, sugere-se a utiliza��o de imagens das modalidades de basquetebol e futebol.

    Se for preciso, use imagens ampliadas, v�deos legendados ou outro tipo de material adequado �s necessidades dos estudantes.

    Pe�a aos estudantes para analisar as caracter�sticas das modalidades: Quem se recorda desses esportes? Como se marcam pontos neles? Lembram-se dos esportes de invas�o? Quem poderia dizer algumas caracter�sticas desses esportes? Quais os principais movimentos que fazemos nesses esportes? � necess�rio algum equipamento espec�fico para jogar? � importante ajud�-los a lembrar de conceitos, regras e caracter�sticas de jogos e atividades relacionados aos esportes de invas�o experimentadosmelhorcasa de apostaanos anteriores.

    Observe atentamente a participa��o dos estudantes, principalmente aqueles que voc� j� conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreens�o.

    A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes dever�o vivenciar uma modalidade de esportes de invas�o e aprofundar os seus conhecimentos.

    Aqui, sugere-se a modalidade basquetebol.

    Entretanto, voc� pode optar por outra que julgar mais adequada amelhorcasa de apostaturma e escola.

    Atividade Antes de iniciar as atividades, comente com os estudantes que devem procurar adaptar regras, movimentos, espa�os, materiais observando se as propostas incluem todos.

    Aqui, sugerimos uma s�rie de atividades que podem ser distribu�das nos desdobramentos deste plano.

    Pega-pega com passes Resgate o conceito de que nestas modalidades o objetivo � sempre invadir o campo ou a quadra oposta com a finalidade de pontuar, arremessando, chutando ou carregando a bola at� a meta advers�ria.

    Comente que nestas modalidades os pap�is de ataque e defesa mudam constante e rapidamente e que poder�o confirmar isso ao experimentarem o basquetebol.

    Pe�a aos estudantes que se organizemmelhorcasa de apostagrupos com seis ou sete integrantes, e cada integrante deve estar identificado com um n�mero, tamb�m de 1 a 6 (ou 7 dependendo do n�mero de integrantes).

    Solicite que cada grupo, usando giz, fita crepe, cones ou outro objeto, delimite o seu espa�o de jogo: um quadrado de aproximadamente 4x4m.

    Cada grupo joga apenas dentro do seu espa�o.

    Verifique se � necess�rio usar outro tipo de marca��o do espa�o, sejamelhorcasa de apostarelevo ou materiais coloridos que facilitem a visualiza��o.

    Entregue para cada grupo uma bola e explique que far�o um jogo de pega-pega.

    O fugitivo ser� sempre o estudante correspondente ao n�mero chamado pelo professor.

    Por exemplo: se o n�mero chamado for tr�s, os estudantes de todos os grupos correspondentes ser�o os fugitivos e os demais ser�o os pegadores.

    Proponha um desafio: os pegadores devem pegar o fugitivo tocando-o com a bola (n�o � permitido arremessar a bola no fugitivo), no entanto, quando o jogador tem a posse de bola n�o pode se deslocar pelo espa�o.

    Ser� que conseguem? Como far�o? O esperado � que os estudantes percebam que devem trocar passes r�pidos, e aqueles que est�o sem a posse da bola devem sempre se deslocarmelhorcasa de apostadire��o ao fugitivo.

    Oriente-os para que experimentem v�rios tipos de passes: passes de peito, passes na altura da cabe�a, passes picados.

    Durante a atividade, sugere-se trocar rapidamente os fugitivos, mesmo que ainda n�o tenham sido pegos, para aumentar o dinamismo e a imprevisibilidade do jogo.

    Caso opte por usar bolas de basquete, oriente os estudantes para que se mantenham atentos durante os passes e recep��es para evitar acidentes.

    Ao final, organize uma roda de conversa e questione-os sobre as dificuldades da atividade, se adotaram alguma estrat�gia e quais passes foram mais efetivos para cumprir o objetivo do jogo.

    Cestobol Pe�a que os estudantes se dividammelhorcasa de apostaequipes para um jogo 3x3 ou 4x4 (vai depender do n�mero de estudantes).

    Usando giz, fita crepe, cones ou outro objeto, solicite que construam as linhas da mini quadra.

    Se for poss�vel, pe�a para usarem as linhas laterais da quadra de futsal como linhas de fundo e constru�rem apenas as linhas laterais.

    Nas linhas de fundo, devem ser posicionados baldes, pneus ou caixas de papel�o para representar a cesta.

    Sempre verifique se � necess�rio usar outro tipo de marca��o do espa�o ou sinaliza��o do alvo, sejamelhorcasa de apostarelevo ou materiais coloridos que facilitem a visualiza��o.

    Explique aos estudantes que o objetivo do jogo � acertar a bola na cesta advers�ria.

    Na sequ�ncia, proponha dois desafios: a) no ataque, o jogador com a posse de bola n�o pode se deslocar ou quicar a bolamelhorcasa de apostadire��o � cesta advers�ria; b) na defesa, a equipe n�o pode marcar o advers�rio com dois ou mais jogadores.

    Como far�o? Qual estrat�gia usar? O esperado � que os estudantes percebam que devem progredirmelhorcasa de apostadire��o � cesta, trocando passes r�pidos, os jogadores no ataque sem a posse de bola devem se deslocar para criar op��es de jogada e, nesta atividade, a marca��o individual � uma a��o defensiva mais efetiva.

    � poss�vel que os estudantes n�o cheguem a essas conclus�es sozinhos.

    Neste caso, d� algumas dicas que os ajudem a perceber aquilo que devem fazer.

    Como varia��o voc� pode posicionar o balde, a caixa ou o pneu sobre uma cadeira ou mesa e tra�ar uma linha limite para os arremessos.

    Isto �, a bola dever� ser lan�ada antes da linha.

    Visite os grupos, fa�a pequenas pausas e, como sugest�o, pergunte: Qual � o objetivo do jogo? (Fazer a cesta sem quicar a bola).

    O que se deve fazer quando se recebe a bola? (Ficar de frente para a cesta).

    � importante observar o jogo antes de realizar uma a��o? (Sim, para saber se � melhor arremessar ou passar a bola para um companheiro melhor posicionado).

    Passe no ret�ngulo Para esta atividade vamos utilizar as mesmas marca��es de mini quadras e organiza��o de equipes do jogo anterior.

    Pe�a aos estudantes que, nas linhas de fundo, no lugar onde estavam os baldes, as caixas ou os pneus usados como cesta, desenhem um ret�ngulo de 4x1,5m aproximadamente.

    Explique que o objetivo do jogo � receber um passe dentro do ret�ngulo advers�rio.

    Na sequ�ncia, proponha alguns desafios: a) no ataque, o jogador com a posse de bola n�o pode se deslocar ou quicar a bolamelhorcasa de apostadire��o ao ret�ngulo advers�rio; b) o jogador que vai receber o passe n�o pode permanecer dentro do ret�ngulo por mais de 4 segundos; c) na defesa, a equipe n�o pode marcar o advers�rio com dois ou mais jogadores; d) nenhum jogador de defesa pode entrar no seu pr�prio ret�ngulo.

    Como far�o? Qual estrat�gia usar? O esperado � que os estudantes percebam que podem adotar as estrat�gias do jogo anterior.

    Novamente, visite os grupos, fa�a pequenas pausas e, como sugest�o, pergunte: Qual � o objetivo do jogo? (Receber um passe sem quicar a bola).

    O que � preciso fazer quando se recebe a bola? (� preciso parar, sem andar, se virar para o ret�ngulo e observar a situa��o).

    Como fa�o para n�o andar com a bola? Como fa�o para me virar e ficar de frente para o ret�ngulo? Se achar necess�rio, permita que experimentem o jogo novamente.

    As pausas para questionamentos s�o importantes, pois ajudam os estudantes a compreender as a��es t�ticas necess�rias, bem como realizar ajustes necess�rios ao jogo.

    Neste momento, � imprescind�vel que respeitem tamb�m as caracter�sticas individuais, bem como as opini�es dos colegas.

    Mini basquete Para este jogo sugere-se a utiliza��o de tabelas e aros do basquetebol e das marca��es dispon�veis na quadra.

    Caso n�o seja poss�vel, voc� pode construir as linhas com giz ou fita crepe e usar caixas, baldes ou pneus como cesta.

    Novamente, verifique se � necess�rio usar outro tipo de marca��o do espa�o ou sinaliza��o do alvo, sejamelhorcasa de apostarelevo ou com materiais coloridos que facilitem a visualiza��o.

    Solicite que os estudantes se dividammelhorcasa de apostaequipes com seis ou sete integrantes.

    � importante que voc� estabele�a todas as regras.

    A ideia � que os estudantes n�o tenham muito espa�o para organizar adapta��es de regras ou modos de jogo.

    Nesta atividade, toda a organiza��o do jogo ser� predefinida como no esporte de rendimento.

    O objetivo do jogo � marcar pontos arremessando a bola na cesta advers�ria.

    Para isso: a) no ataque, o jogador com a posse de bola n�o pode se deslocar ou quicar a bolamelhorcasa de apostadire��o � cesta advers�ria; b) a equipe com a posse de bola, quando estiver na quadra de ataque, tem 6 segundos para arremessar a bola � cesta e concluir o ataque; c) a equipe que est� defendendo deve realizar a marca��o individual e marcar apenas namelhorcasa de apostaquadra defensiva; e) n�o � permitido retirar a bola das m�os ou tocar o corpo do jogador.

    Organize jogos de tr�s ou quatro minutos (depende da quantidade de equipes).

    A cada per�odo de tempo, substitua uma das equipes por outra que esteja "de fora".

    Se optar por utilizar as tabelas e aros do basquete, sugere-se que para cada cesta convertida se atribua 2 pontos e para cada bola que toque o aro se atribua 1 ponto.

    Permita que as equipes se re�nam para tra�ar suas estrat�gias de ataque e defesa.

    Observe atentamente o jogo e registre, se necess�rio.

    Lembre-se de que � importante que as pr�ticas levem os estudantes a perceber e reconhecer as suas potencialidades.

    Devem explorar diferentes maneiras de executar a tarefa e resolver problemas motores.

    Por�m, � importante que todos cumpram o que foi proposto.

    Momento da reflexao Em roda de conversa, � o momento para dialogar com os estudantes sobre as atividades experimentadas.

    � importante que todos participem desse momento.

    De acordo com a caracter�stica da turma, verifique se h� a necessidade de utilizar outros recursos al�m da conversa, como um cartaz com imagens e/ou textos para que os estudantes observem, leiam as perguntas ou fa�am infer�ncias sobre o que vivenciaram.

    Sugerimos algumas quest�es que podem ajudar a descobrir as percep��es e sensa��es dos estudantes: Qual a principal caracter�stica dos esportes de invas�o? (Invadir o campo ou quadra advers�ria e arremessar a bola na meta).

    Qual � o objetivo do basquetebol? (Invadir a quadra advers�ria e arremessar a bola na cesta).

    Quando a minha equipe ataca? (Quando minha equipe tem a posse de bola).

    Quando a minha equipe defende? (Quando minha equipe n�o tem a posse de bola).

    O que um jogador deve fazer quando recebe a bola? (Parar, se virar para a cesta e observar o jogo).

    O que se deve fazer para n�o andar com a bola e se virar para cesta? (Usar as paradas de 1 e 2 tempos e o p� de piv�).

    Em qual dos jogos foi mais f�cil cumprir o objetivo? Por qu�? Em qual deles foi mais dif�cil? Por qu�? Quais dificuldades enfrentaram nos jogos? Perceberam alguma diferen�a entre o jogo cestobol e mini basquete? Quais movimentos voc�s realizaram durante o jogo? (Passes, arremessos, giros e saltos).

    Voc�s conhecem algum outro esportemelhorcasa de apostaque seja necess�ria a realiza��o de passes, arremessos, giros e saltos? Ser� que o ambiente e o clima podem influenciar o resultado de uma partida de basquetebol? Pe�a aos estudantes que relatem sobre a mudan�a brusca das fun��es de ataque e defesa, bem como a press�o do tempo para concluir o ataque, no caso do jogo mini basquete.

    Espera-se que percebam a necessidade de deslocamentos velozes e tomadas r�pidas de decis�o.

    Incentive a turma a verbalizar suas impress�es e sensa��es, explorando a oralidade.

    Se for necess�rio, ajude-os a organizar suas ideias.

    Ou�a e observe com aten��o as falas e, se julgar necess�rio, fa�a anota��es sobre a compreens�o deles para compor a avalia��o.

    Retome tamb�m pontos considerados importantes e registros realizados durante a atividade pr�tica, bem como situa��esmelhorcasa de apostaque houve conflitos e/ou condutas positivas dos estudantes.

    Sistematizacao do conhecimento Organize e sistematize, com os estudantes, tudo aquilo o que fizeram e o que aprenderam.

    Esse � um momento importante e pode ser realizadomelhorcasa de apostaforma de roda de conversa.

    Considere a necessidade de utilizar estrat�gias adicionais para que todos compreendam seus avan�os e necessidades.

    Recupere as caracter�sticas e a��es motoras que aproximam as modalidades de invas�o.

    Explique para os estudantes que, nos esportes de invas�o, nas situa��es de ataque (momentosmelhorcasa de apostaque a equipe tem a posse da bola), a a��o principal deve ser manter a posse de bola, invadir a quadra ou campo advers�rio e arremessar a bola � meta.

    J�melhorcasa de apostasitua��es de defesa (momentosmelhorcasa de apostaque a equipe n�o tem a posse da bola), o intuito � sempre proteger amelhorcasa de apostapr�pria meta, impedir a progress�o da equipe advers�ria e recuperar a posse da bola.

    Retome os conceitos sobre as principais capacidades f�sicas e habilidades motoras requeridas nas atividades e necess�rias � pr�tica dos esportes de invas�o.

    Converse com os estudantes sobre como as habilidades do jogo podem ser extrapoladas para outras situa��es cotidianas, como nas atividades de vida di�ria ou na pr�tica de atividades f�sicas para a manuten��o da sa�de e lazer.

    Converse sobre as sensa��es obtidas nos jogos experimentados.

    Nos jogos de cestobol e no jogo de passes no ret�ngulo, a perspectiva adotada foi a de jogo, ou seja, as regras foram alteradas, adapta��es foram feitas, materiais alternativos foram utilizados e os estudantes puderam opinar ou organizar a estrutura do jogo, adaptando-o amelhorcasa de apostanecessidade e realidade da escola.

    Por outro lado, o jogo de mini basquete, ainda que tamb�m tenha sofrido adapta��es, foi tematizado sob a perspectiva do esporte.

    Assim, as regras eram mais r�gidas, n�o havia espa�o para que os estudantes organizassem a forma como o jogo iria acontecer ou mesmo fizessem adapta��es para facilitar as a��es no jogo, e existiam mais elementos que o aproximavam de um jogo formal de basquete.

    Tudo estava definido pelo professor, que nesta atividade exerceu o papel das organiza��es institucionalizadas que regulamentam o esporte.

    Pe�a-lhes para expressar suas impress�es, os pontos positivos e negativos de ambas as atividades.

    Procure evidenciar os elementos, que comp�em as compet�ncias gerais, desenvolvidosmelhorcasa de apostaaula.

    O autocuidado, a coopera��o, a import�ncia do protagonismo, o lidar com situa��es de conflito, a supera��o de dificuldades, o ato de pensar e criar hip�teses, a criatividade, a argumenta��o.

    Esses elementos est�o presentesmelhorcasa de apostaoutras situa��es do seu dia a dia.

    Finalmente, fale sobre as estrat�gias individuais ou coletivas adotadas pelos estudantes durante a realiza��o das atividades.

    Na sequ�ncia, priorizando os aspectos atitudinais da aula, converse sobre os conflitos que ocorreram: se foi necess�rio revisar as regras das atividades, se foi preciso adaptar regras para favorecer a participa��o de algum ou alguns estudantes, se houve tentativas de burlar os combinados para benef�cio pr�prio ou da equipe, ou mesmo, no calor do jogo, se houve situa��es de desrespeito.

    � importante colocar estas situa��esmelhorcasa de apostadebate, conversar sobre o porqu� existem as regras e por que devem ser respeitadas, assim como o respeito entre todos.

    Al�m disso, � poss�vel ajudar os pr�prios estudantes a chegar a consensos sobre quais devem ser as a��es tomadas quando um jogador descumpre uma regra ou desrespeita um colega.

    Registro e avaliacao Para a avalia��o, sugere-se a elabora��o de um di�rio de campo.

    O di�rio de campo � um instrumento que permite registrar/anotar todos os dados, os acontecimentos, as observa��es, ou seja, todas as ocorr�ncias que voc� julgar importantes.

    Anote as atividades realizadas e pe�a aos estudantes que produzam registros acerca das suas impress�es e experi�ncias durante o desenvolvimento das aulas.

    Os registros podem ser produzidos de maneira textual, verbal, por desenhos ou outra forma que julgar adequada.

    Uma sugest�o, para melhor organizar as informa��es no di�rio de campo, � estabelecer alguns crit�rios pelos quais voc� ir� orientar suas observa��es, como no exemplo a seguir.

    Esportes de invas�o Compreende/ realiza a��esmelhorcasa de apostasitua��o de ataque.

    Compreende/ realiza a��esmelhorcasa de apostasitua��o de defesa.

    Participa das discuss�es/ formula hip�teses.

    Formula estrat�gias para o jogo respeitando professor/colega.

    Estudante 1 Sim �s vezes Sim Sim Estudante 2 N�o �s vezes Sim Sim Estudante 3 Sim Sim Sim N�o Para verificar as aprendizagens, sugere-se o uso de uma ficha avaliativa individual, adaptada da proposta de Gonz�lez e Schwengber (2012), a ser preenchida pelos estudantes.

    Esta ficha pode ser enviada como tema de casa ou ser completadamelhorcasa de apostaaula com o aux�lio do professor.

    Caso seja necess�rio, voc� pode ler os enunciados e o estudante pode responder verbalmente.

    Ficha avaliativa D� feedbacks sobre o que responderam, possibilitando aos estudantes refletir sobre o seu preenchimento.

    Voc� poder� tamb�m inserir outras linhas e colunas de acordo com o que julgar necess�rio.

    Barreiras Barreiras Reduzir as possibilidades de registros dos estudantes a textos escritos.

    Conduzir as pr�ticas no sentido de valorizar os resultados e n�o os processos.

    Excluir ou restringir a participa��o de estudantes que apresentem alguma dificuldade.

    Sugest�es para eliminar ou reduzir as barreiras Adaptar os espa�os para jogar.

    Se necess�rio, utilize objetos com cores contrastantes para as linhas e marca��es.

    Dialogar sobre as diferen�as de desempenho e comentar que a escola e, consequentemente, a aula de Educa��o F�sica � um espa�o de democratiza��o do saber sobre as pr�ticas corporais.

    Refor�ar a todo momento que todos t�m o direito de aprender independentemente de condi��o social, etnia, biotipo, experi�ncias pr�vias.

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